Banana, batata doce, ovo, castanhas… confira alguns alimentos para você incluir na dieta durante os dias de folia.

Carnaval é um dos feriados mais animados do ano. Porém, para aproveitar toda a folia carnavalesca – bloquinhos, desfiles e festas – é preciso cuidar da alimentação. Mas não estamos falando de uma dieta para perder os quilinhos extras. Estamos falando de uma dieta especial para aguentar a programação intensa do Carnaval.

Segundo a nutricionista Roberta Thawana, da Auraclara Centro Integrado de Bem Estar, é preciso escolher a dedo os alimentos durante a folia carnavalesca: “para aguentar o ritmo intenso do carnaval, aposte em refeições leves e em alimentos que forneçam energia e hidratação”, sugere.

Para conseguir acompanhar todas as festas e blocos, Roberta indica o consumo de fontes de energia. “Duas ótimas opções são os carboidratos integrais, que ajudam na liberação lenta de glicose no sangue, e frutas que, além de energia, fornecem vitaminas e minerais”.

Vai curtir como nunca os bloquinhos e as festas do Carnaval 2018? Então confira as dicas que a gente separou. São 15 alimentos que te ajudam a aguentar a folia do Carnaval 😉

Água
água é fundamental devido ao calor e ao excesso de bebida alcoólica que geralmente levam à desidratação. Se você consome bebida alcoólica, a dica é intercalar o consumo do drink com o consumo de água durante o decorrer de todo o dia.
Laranja
A laranja é fonte de energia, antioxidante, rica em vitamina C. É fundamental para o bom funcionamento das defesas do organismo.
Castanhas
As castanhas são opções práticas de lanches rápidos que fornecem energia e são fontes de minerais e gorduras boas
Arroz integral
Por ser fonte de magnésio, vitaminas do complexo B, fósforo, ferro e cálcio, o arroz integral fornece energia.
Ovos
Boa fonte de proteína, o ovo é uma ótima opção para o café da manhã reforçado antes da folia.
Macarrão integral
macarrão integral possui importantes propriedades nutricionais. É um alimento muito rico em nutrientes, vitaminas, minerais e fibra, que auxilia na sensação de saciedade por um maior período, contribuindo também para uma alimentação equilibrada gerando a produção de energia.
Maçã
A maçã é fonte de energia de liberação lenta, rica em vitamina C, E, potássio e fibras. Ela ajuda a combater os radicais livres advindos dos excessos cometidos na folia.
Peixe
Graças à sua enorme concentração de nutrientes, vitaminas e proteínas, o peixe é considerado um dos alimentos mais saudáveis ​​que você pode encontrar na natureza. Ele é também uma das melhores fontes de ácidos graxos ômega-3, importantes para o funcionamento do corpo e do cérebro.
Óleo de coco
óleo de coco é fonte de energia rápida, antifúngico e anti-inflamatório.
Água de coco
Além de hidratar, a água de coco repõe os eletrólitos perdidos pelo suor. Fonte de magnésio e potássio, ela ajuda a evitar a fadiga muscular.
Frango
frango é uma ótima fonte de proteína, além de possuir menos gordura que a carne bovina e suína. Ele contém aminoácidos de alto valor biológico e fácil digestibilidade.
Frutas vermelhas
As frutas vermelhas têm efeito antioxidante, anti-inflamatório, antimicrobiano. Podem ser usadas em sucos para serem tomados no final do dia de folia.
Banana
Por ser fonte de potássio, ácido fólico, magnésio, fósforo, a banana melhora o fluxo sanguíneo e atua na prevenção de cãibras.
Batata-doce
Fonte de vitamina A, C, cobre, potássio e ferro, a batata doce fornece energia. A batata-doce fonte de carboidrato complexo. Possui baixo índice glicêmico, já que sua absorção é mais lenta, evitando picos de insulina. Possui elevado teor das vitaminas A, vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B, essenciais para pele e para a formação do colágeno.
Beterraba
beterraba é fonte de vitamina A, C, E, cálcio, potássio, manganês, magnésio. Fornece nitrato para o corpo, melhora o fluxo sanguíneo e a circulação. É interessante tomar um suco com beterraba antes de sair para os blocos.

Fonte: Guia da Semana