Departamento não está realizando vistoria, emplacamento e emissão de documentos. Previsão é que serviços sejam normalizados nesta terça-feira (18) (Foto: Raquel Freitas/G1)

Os serviços de emplacamento, vistoria e emissão de documentos de veículos no Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), em Belo Horizonte, devem voltar a funcionar a partir do meio-dia desta terça-feira (18).

Nesta manhã, em frente ao Detran-MG, no bairro Nova Gameleira, na Região Oeste, a fila de veículos com os motoristas que aguardavam pelo atendimento dobrava o quarteirão. Havia pessoas que tinham vindo até do interior do estado.

A suspensão

A suspensão desde a última sexta-feira (14) foi por causa da transição para o novo sistema de placas de identificação veicular.

O Detran-MG disse que técnicos trabalham na readequação do sistema de informática para começar a usar no estado o novo padrão de Placas de Identificação Veicular (PIV).

Nenhuma transação poderá ser feita durante o período de suspensão, conforme o departamento. Os prazos para as transferências de propriedade que venceram na sexta-feira (14) e segunda-feira (17) serão prorrogados pelo período equivalente da atualização do sistema.

Os processos iniciados até esta quinta-feira (13), com ficha de cadastro emitida, poderão ser protocolados na Divisão de Registro de Veículos (DRV), em Belo Horizonte, e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran), no interior.

A implantação definitiva das novas placas do Mercosul no estado está prevista para 2 de março. Elas já estão em vigor no Brasil desde o dia 31 de janeiro, depois de vários adiamentos. As placas se tornam obrigatórias apenas para carros novos e em situações que exijam a troca, como mudança de município e quando o item é danificado ou furtado.

Fonte: Portal G1