Segue a atuação de uma Frente Estacionária pelo extremo sudeste de Minas Gerais, acoplado a este um cavado se estende até a região noroeste. A previsão é de tempo instável com céu nublado e chuva ao longo do período entre a Zona da Mata e a Metropolitana, devendo gerar acumulados significativos nessas áreas. Tempo severo está previsto para ocorrer em grande parte do estado, desde o Sul de Minas, passando pelo Triângulo Mineiro, Noroeste, Norte, parte do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce, tempestades mais severas devem atuar provocando granizo entre as regiões de Uberaba, Araxá, Passos, São Sebastião do Paraíso, Alfenas e Poços de Caldas, além de Montes Claros e Bocaiúva. Para a capital Belo Horizonte e RMBH, tempo instável, seguindo com a condição de céu com muitas nuvens e chuvas ao longo do período que poderão vira acompanhadas de raios. Máximas de 26°C.

Abaixo, segue o mapa de Níveis de Severidade. O mapa abaixo indica as probabilidades e onde haverá maior potencial para ocorrência de tempestades severas no decorrer do dia de hoje. As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e chuva torrencial. Os níveis de Severidade são quatro: sendo o nível 1, o mais fraco, e o nível 4 o mais severo.

Foi identificada possibilidade de Tempo Severo para o período de vigência desse boletim de previsão. As microrregiões que poderão ser atingidas, são: Frutal, Ituiutaba, Uberaba, Uberlândia, Patrocínio, Paracatu, Bom Despacho, Patos de Minas, Araxá Piumhi, Formiga, Campo Belo, Varginha, Lavras, Oliveira, São João Del Rei

Fonte: SIMGE/IGAM