O encontro marca uma trajetória de mais de 150 anos de história.

A tradição das apresentações das Companhias de Reis foi mantida em Conceição do Rio Verde. Há relatos históricos que revelam que as manifestações iniciaram há 150 anos. A Folia de Reis é uma manifestação católica, cultural e festiva que faz menção a Epifania do Senhor, onde os Reis Magos celebram o nascimento de Jesus Cristo.

            O Encontro promovido pela Prefeitura Municipal com a Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer visa manter viva essa tradição que é uma verdadeira expressão de fé e alegria. O XXIV Encontro de Folias de Reis de Conceição do Rio Verde foi realizado no dia 26 de janeiro e reuniu muitos amantes da cultura na Praça Dr. Geraldo Costa.

            O Encontro reuniu 14 Companhias de Reis, 13 de Conceição do Rio Verde: Companhia de Reis Vitor Marcos, embaixador Pedro Paulo e embaixador mestre Vitor Marcos; Companhia de Reis Nossa Senhora de Nazaré, embaixador Sebastião Augusto da Silva; Companhia de Reis Divino Espirito Santo, embaixador Jaci Miguel Vicente; Companhia de Reis Estrela do Oriente, embaixador Pedro Antonio Máximo; Companhia de Reis Nossa Senhora da Conceição, embaixador José Marques Mariano; Companhia de Reis Irmãos Gabriel, embaixador Jorge Sabará; Companhia de Santos Reis Caminho a Belém, embaixador José Alfredo Benedito; Companhia de Reis Nossa Senhora da Guia, embaixadores Paulo Geraldo e Magali; Companhia de Reis Estrela que me Ilumina, embaixador José Ribeiro da Silva (José Firmino); Companhia de Reis Estrela da Guia, embaixadores Thiago Galvão e João Augusto; Companhia de Reis Estrela do Norte, embaixador Antonio Carlos Lucinda; Companhia de Reis Estrela da Guia, embaixador Sebastião Francisco da Silva; Companhia de Reis Sagrada Família, embaixador José Aloísio Gabriel (Zé Luiz) e a Companhia de Reis Divina Luz, de Três Corações, com embaixador Nilson Donizete.

            Em entrevista ao JORNAL PANORAMA, o prefeito de Conceição do Rio Verde, Pedro Paulo, frisou que “a cultura da Folia de Reis e da Congada existem há mais de 100 anos em sua família”. O prefeito Pedro Paulo é embaixador da Companhia de Reis Vitor Marcos e tem realizado com afinco esse valor a cultura.

Ainda o prefeito destacou que observa que “Conceição do Rio Verde é um dos poucos municípios da região que consegue manter essa tradição”, e pediu a todos para ajudar essa tradição, e que não a deixem acabar. “Ao contrário de muitas cidades em que essa tradição se perdeu, em Conceição do Rio Verde, graças a Deus, temos a honra, privilégio, de participar todos os anos dessa grande festa”, finaliza.

            A senhora Rosangela Andrade acompanhou todo o Encontro e destacou que é a primeira vez que participa desta festa em Conceição do Rio Verde. Ela que era moradora da cidade de Três Corações está com sua residência atual no município, e contou ao JORNAL PANORAMA que participava muito em sua cidade, e agora morando em Conceição do Rio Verde, foi aproveitar o Encontro.

            O XXIV Encontro de Folias de Reis de Conceição do Rio Verde marca a tradição e renova a cada ano o intuito de preservar uma cultura que não pode acabar.