No dia 11 de janeiro, a Praça da Estação, em Santa Rita de Jacutinga, recebeu a quarta edição do Encontro de Folias de Reis. O evento teve apoio da Prefeitura Municipal, do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural e da Paróquia Santa Rita de Cássia.

Ao todo, seis folias participaram do momento: Folia de Reis Gomes, Folia de Reis Dona Clara, Folia de Reis Santos Reis, Folia de Reis Padaria Velha, Folia de Reis Estrela Guia – todas de Santa Rita de Jacutinga –  e a Folia de Reis Amigos de Jornada, do município de Rio Preto. O início da festa contou com a apresentação das bandeiras das companhias presentes e a benção do Padre Márcio Aurélio, pároco da cidade.

Em todas as apresentações, a fé e alegria em anunciar o nascimento do Menino Jesus estavam presentes. A energia dos palhaços, com seus pulos e divertidos versinhos, divertiu a todos que puderam acompanhar do momento cultural.

A Folia de Reis, ou Reisado, é uma festa tradicional e popular brasileira celebrada na religião católica com o intuito de comemorar a visita dos Três Reis Magos Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar ao Menino Jesus. A celebração dura 12 dias, de 24 de dezembro a 6 de janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis. Em 2017, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais declarou a Folia de Reis como Patrimônio Imaterial do Estado. Além dos mineiros, outros estados ainda mantêm viva a tradição das folias, como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Goiás.

A alegria e animação dos palhaços contagiam a todos